CONTABILIDADE DIGITAL

Temos a melhor solução para sua Empresa!

CONHEÇA!

O que acontece se não declarar o Imposto Renda?

O contribuinte que não declarar o Imposto de Renda ficará com o seu CPF irregular, o que vai limitar a sua vida. Com essa limitação, por exemplo, não será possível solicitar empréstimo ou prestar concurso público. A pessoa física que está com o seu CPF pendente de regularização também terá problemas para tirar seu passaporte em caso de viagem internacional.

As pessoas físicas também não conseguem abrir contas em bancos, ou obter certidões negativas para venda de imóveis. Se não ficou claro, na prática o contribuinte com o CPF irregular não tem mais acesso a crédito. Inclusive quem precisa receber pagamentos do INSS por uma conta no banco por ficar impedido se o CPF não estiver regular. Assim, para deixar mais claro, quem estava com o CPF irregular também teve problemas para receber o auxílio emergencial.

Neste sentido, poderá ter problemas se precisar receber algum tipo de auxílio do governo.

Consequências da não declaração

A não declaração do IRPF em casos mais graves pode gerar consequências sérias como a prisão por crime federal. Agora, o problema todo pode ser evitado se você fizer a entrega da declaração, se você deixou de entregar a mesma e agora quer se regularizar, não é algo difícil de se fazer. O contribuinte muitas vezes deixa de entregar a declaração por desorganização, falta de conhecimento, e por achar que nada vai acontecer. Mas quem não está entregando a declaração porque não quer pagar nada ao governo pode estar equivocado. A declaração do imposto de renda em muitos casos não gera valores adicionais do imposto, mas sim valores a receber.

Nesse caso ao invés de você pagar ao governo, ele que lhe paga de volta, chamamos isso de restituição do Imposto de Renda.

Confira matéria completa no link.


Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.